O micro-ondas é um equipamento que, nos dias atuais, tem sido muito utilizado pela praticidade e rapidez que ele proporciona para aquecer, descongelar e cozinhar alimentos. No entanto, as micro-ondas não atuam de forma uniforme e podem não atingir determinadas partes do alimento, que ficam cruas e podem desenvolver bactérias, o cozimento desigual pode prejudicar o sabor e existem alguns riscos para o consumidor caso algumas regras não sejam respeitadas.
Para minimizar as chances de um cozimento insuficiente, o recipiente que vai ao micro-ondas deve ser virado de 2 a 3 vezes para que cozinhe de forma uniforme. Se o tempo de cozimento for de 10 minutos, o ideal é virar o alimento a cada 3 minutos, aproximadamente.
É importante também remover as embalagens plásticas de alimentos prontos antes de colocar para descongelar, pois esses recipientes podem liberar substâncias tóxicas sobre o alimento. As carnes e aves congeladas, podem começar a cozinhar no momento do descongelamento no micro-ondas. Por isso é importante cozinhar este alimento logo após o descongelamento.
Outra dica indispensável é nunca utilizar no micro-ondas utensílios de metal ou alumínio, bem como toalhas de papel, embalagens de papel ou jornal, que podem conter traços de metais.
A utilização de termômetro próprio para alimentos é interessante para checar se o alimento atingiu uma temperatura saudável. Quando estiver em fase de cozimento, o ideal é aferir a temperatura (principalmente de pedaços maiores de alimento), para verificar o cozimento em todas as partes.